Prevenção de spam
O serviço de e-mail que fornecemos possui filtros anti-spam que já bloqueiam a maior parte de mensagens mal intencionadas. No entanto, o seu e-mail pode estar recebendo mais spam do que o normal.
Principais causas do spam
Alguns endereços específicos de e-mail podem ser alvos de spam com maior frequência.
E-mails comuns
Endereços de e-mail que usem nomes populares, como contato@dominio.com, sac@dominio.com, dominio@dominio.com, são fáceis de serem adivinhados e por isso são alvos fáceis de disparos em massa de spam.
Recomendamos que endereços comuns não sejam usados pela empresa.
Emails divulgados publicamente
Endereços divulgados no site da sua empresa ou em outros site da web, são alvos de bots que vasculham a internet com a intenção de montar listas massivas de e-mails para spam.
Os sites hospedados conosco dispõem de proteção dos endereços de e-mail nele divulgados, mas é sempre importante ter cuidado antes de divulgar um endereço de e-mail em canais abertos e públicos.
E-mails cadastrados em muitas newsletters
O seu endereço de e-mail é armazenado por todas as empresas das newsletters e serviços que você se cadastre. Quando alguma dessas empresas sofre um vazamento de dados, essas listas de e-mail são publicadas e utilizadas por vários agentes para disparar spam.
Para reduzir esse risco, descadastre-se de newsletters antigas, e utilize um e-mail temporário para se cadastrar em newsletters e serviços de menor importância.
Como combater o spam
Há duas formas principais que você pode combater mensagens de spam que chegam em sua caixa:
Marcar como spam: Ao marcar uma mensagem como spam, mensagens do mesmo remetente irão pular a caixa de entrada e serão arquivadas direto na caixa de spam.
Filtros: Os filtros permitem que você tenha um controle mais fino e possa combater spam com maior eficiência. É possível criar filtros que enviem a mensagem para o spam automaticamente, sempre que forem detectadas palavras específicas no assunto, endereço do remetente e/ou endereço do destinatário das mensagens.
Nota: É muito importante que essas configurações sejam feitas no webmail, para que esses filtros atuem a nível do servidor. Isso evita que você precise criar regras em cada um dos dispositivos que usa o seu e-mail.