Pular para o conteúdo principal

E-mails rejeitados

Pode acontecer de você receber um e-mail cujo assunto seja Undelivered Mail Returned to Sender. Isso significa que o e-mail que você enviou foi rejeitado pelo destinatário.

Recomendações

É muito importante zelar pela reputação do seu domínio e de seus e-mails.

  • Não tente enviar um e-mail rejeitado repetidas vezes.
  • Certifique-se que o e-mail do destinatário tenha sido digitado corretamente.
  • Verifique com o destinatário se ele mudou de endereço.
  • Informe o administrador da sua rede sobre o ocorrido.

Tipos de rejeição de e-mail

Um provedor pode se recusar a receber sua mensagem por vários motivos. Este motivo normalmente vem escritos no corpo do e-mail para que o remetente da mensagem entenda o porque ela não foi entregue.

Cada provedor descreve os motivos da recusa da maneira que quiser, não havendo um texto padrão para todos os provedores. Para ajudar você a diagnosticar o motivo da rejeição, compilamos uma lista dos causas de rejeição de e-mail mais comuns entre os principais provedores:

E-mail não existe

O endereço de e-mail que você está tentando contatar não existe ou foi excluído.

Exemplos:

  • mailbox not found
  • Requested mail action aborted, mailbox not found
  • 550 worldnet addressee unknown
  • Address unknown
  • The email account that you tried to reach does not exist.
Solução

Verifique se o e-mail de destino foi digitado corretamente.

E-mail suspenso / desabilitado

A caixa de correio de destino está desabilitada para receber e-mails ou foi suspensa.

Exemplos:

This mailbox is disabled (554.30)

Solução

O destinatário provavelmente está com problemas em sua hospedagem. Deixe-o ciente do ocorrido para que ele possa buscar ajuda.

Espaço insuficiente

Não há espaço o suficiente na caixa de e-mails do destinatário para que ele receba a mensagem.

Exemplos:

Not enough disk space

Solução

O destinatário precisará liberar espaço de sua caixa de e-mails para receber novas mensagens. Você também pode remover os anexos da sua mensagem e tentar novamente.

E-mail recebendo mensagens muito rapidamente

O e-mail do destinatário pode estar recebendo muitas mensagens ao mesmo tempo. Isso é comum quando o e-mail de destino está sendo alvo de algum ataque de spam / flooding. Como uma medida de segurança, o provedor pode rejeitar as mensagens que chegam para este endereço.

Exemplos:

[ERN] Recipient is receiving email too quickly

Solução

Informe ao dono do e-mail de destino para que sua equipe de TI possa mitigar o possível ataque.

Mensagem rejeitada

Algumas mensagens de erro são genéricas e não descrevem bem o motivo da rejeição. É possível que o provedor tenha identificado aquela mensagem como spam, ou até mesmo que o endereço de e-mail do remetente esteja classificado como spam pelo provedor de destino.

Exemplos:

  • recipient rejected
  • 550 5.0.0 Message Rejected
  • 550 Administrative prohibition - envelope blocked