Problemas de recebimento
Problemas de recebimento podem ocorrer por causas relacionadas ao servidor que recebe ou ao servidor que envia a mensagem.
Problemas do remetente
Caso o problema esteja relacionado ao servidor do remetente, as mensagens que ele envia podem ser marcadas como spam pelo seu provedor de e-mails ou serem rejeitadas por completo. Não há muito o que fazer nesses casos a não ser contatar o remetente diretamente para que ele tome ações que melhorem a aceitabilidade de suas mensagens pelos demais provedores.
Problemas do destinatário
Erro na configuração do DNS
Os registros MX, SPF, e DKIM é a forma como outros provedores identificam a veracidade das mensagens que você envia. Modificações recentes no DNS do seu domínio podem causar um problemas temporários em seu e-mail. Estes problemas normalmente se resolvem em até 72 horas.
Verifique se os registros MX, SPF, e DKIM foram lançados corretamente, e se existem registros antigos que estejam em conflito com os atuais.
Problemas técnicos do servidor
É possível que seu servidor de e-mails esteja enfrentando problemas técnicos temporários, como:
- Sobrecarga de acessos / tarefas
- Manutenção programada
- Manutenção em caráter de urgência
- Problemas de conexão com a internet
Estes problemas são resolvidos pelo próprio provedor. Na maioria das vezes, haverá um atraso no envio e recebimento de e-mails, sem perda das mensagens trafegadas durante o período de instabilidade.