Pular para o conteúdo principal

Configurar e-mail no Gmail

O Gmail é uma opção preferida por muitas pessoas pela sua facilidade de uso em qualquer dispositivo.

Esse guia te ensinará a configurar seu email corporativo no Gmail para o envio e recebimento de mensagens usando o seu domínio próprio.

Pré-requisitos

Para concluir esse passo a passo, você precisará de:

Dica

Teste o seu e-mail e senha no Webmail antes de começar. Dessa forma, você garante que seu login e senha estão certos e conseguirá seguir o passo a passo até o final.

Limitações

O Gmail possui algumas limitações em relação aos outros aplicativos de e-mail:

  • O Gmail permite apenas o protocolo de recebimento POP: Isso significa que suas mensagens serão baixadas do nosso servidor para o Gmail e não haverá sincronia entre esses dois ambientes. O protocolo IMAP está apenas disponível nos planos pagos do Google Workspace.

  • O Gmail pode levar de 30 minutos a 2 horas para baixar novas mensagens: Não é possível definir uma frequência mais rápida de consulta, mas é possível "forçar" uma nova checagem manual em Configurações > Contas e Importação > Verificar o e-mail de outras contas > Verificar se há e-mails agora.

Configuração

Configurar recebimento de e-mails

Faça login no Gmail

Acesse gmail.com e, usando o seu login e senha do Gmail, faça login para a sua conta.

Atenção!

Não confunda: O login e senha do seu Gmail são DIFERENTES do login e senha de seu e-mail corporativo. Você precisará de ambos para concluir esse passo a passo.

  1. No canto superior direito do Gmail, clique no ícone de engrenagem e selecione "Ver todas as configurações".
  2. Dentro das configurações, clique na aba "Contas e Importação".
  3. Em "Verificar o e-mail de outras contas", clique em "Adicionar uma conta de e-mail";
  4. Digite seu endereço de e-mail corporativo;
  5. Selecione a opção Importar os e-mails da minha outra conta (POP3) e clique em prosseguir.

Gmail importar os e-mails de outra conta

Insira os dados do servidor de recebimento POP

Preencha as informações necessárias, incluindo seu endereço de e-mail corporativo, senha, servidor POP, porta, e conexão segura SSL. Essas informações são fornecidas pela nossa empresa e estão disponíveis na página Configure em seu dispositivo.

Gmail configuração POP

Configurações adicionais As configurações seguintes são opcionais e você pode escolher as que preferir para customizar sua experiência:

  • Deixar uma cópia da mensagem recuperada no servidor.
  • Marcar as mensagens recebidas com uma etiqueta
  • Arquivar as mensagens recebidas (ignorar a Caixa de entrada)
Dica

Nós recomendamos que você marque a opção Deixar uma cópia da mensagem recuperada no servidor para que o Gmail não apague as mensagens do nosso servidor após baixá-las.

Gmail configuração POP

Conclua a configuração

Após concluir o processo, o Gmail perguntará se você deseja enviar mensagens a partir de seu e-mail corporativo. Clique em sim e prossiga com a próxima etapa desse guia.

Configurar envio de e-mails

Acesse Configurações > Ver todas as configurações > Contas e importação e localize o item Enviar e-mail como:

Clique em Adicionar outro endereço de e-mail.

Gmail configuração Enviar e-mail como

Insira os dados do servidor de envio SMTP

Na primeira tela, preencha o seu Nome, endereço de e-mail corporativo, e clique em prosseguir.

Gmail configuração SMTP tela 1

Em seguida, preencha o endereço do servidor SMTP, porta, nome de usuário, senha, e tipo de conexão. Essas informações podem ser encontrados na página Configure em seu dispositivo.

Gmail configuração SMTP tela 2

O Google enviará uma mensagem para seu e-mail corporativo para você verificar e concluir sua configuração.

Acesse o seu Webmail corporativo, localize o e-mail e clique no link de confirmação enviado pelo Google.

Alternativamente, você pode localizar o código numério enviado pelo Google e preencher no popup de configuração de envio. Ambos funcionam.

Teste sua configuração

Após concluir, vá em escrever uma nova mensagem e verifique se o seu endereço de e-mail corporativo aparece como uma opção no campo de "Remetente".

Gmail escolher remetente

Caso apareça, faça um tente de envio e recebimento para certificar-se que esteja tudo funcionando, e pronto. Você já pode usar o seu e-mail corporativo dentro da conta do Gmail.

Usar e-mail corporativo como padrão

É possível definir o seu endereço corporativo como padrão no Gmail. Isso faz com que você não precise selecioná-lo no campo "Remetente" toda vez que for escrever uma nova mensagem.

Gmail remetente padrão

  1. Vá em Configurações > Todas as configurações > Conta e importação;
  2. Encontre a seção Enviar e-mail como;
  3. Selecione o e-mail que deseja definir como padrão clicando em Usar como padrão;
  4. Defina o comportamento desejado ao responder uma mensagem